“Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente” (1 Timóteo 5:8).

Cuidar

Cuidar! Essa é a grande marca da família irresistível. Enquanto a sociedade diz que cada um deve cuidar de seus próprios interesses, a família cristã tem um pensamento diferente que pode ser traduzido na frase: “a família é um ambiente onde cada um cuida do outro.” Deus deu à família esse imperativo: cuidar. Nós, como membros de uma família, temos a expectativa de sermos cuidados, mas também de cuidar de nossos familiares.

O ser humano tem a necessidade de ser cuidado, não apenas fisicamente, mas também emocionalmente e espiritualmente. Essa necessidade começa na infância e nunca mais termina. Cada pessoa, independentemente de sua idade, tem a necessidade de ser cuidado, ainda que de maneiras diferentes. Em cada etapa da vida da pessoa a família é um suporte importantíssimo para que cada um receba a ajuda necessária para seguir em frente diante de tantas lutas e desafios do dia a dia.

Cuidar da família é uma das responsabilidades da pessoa que segue a Jesus Cristo. O texto bíblico é claro: se alguém não cuidar de sua família é pior que um descrente! Não adianta ser um admirável leitor da Bíblia, um adorador apaixonado ou um corajoso evangelista se a pessoa é um péssimo pai, mãe, esposo, esposa, filho ou filha. Ser cristão também é sinônimo de cuidar da família, fazendo disso uma missão tão importante quanto ganhar o mundo para Cristo.

Em uma sociedade cada vez mais egoísta e fria nos relacionamentos entre as pessoas somente uma família cuidadosa oferecerá o suporte necessário para que as pessoas consigam seguir firmes na vida, sendo amparadas e socorridas em meio às crises e lutas do dia a dia. E essa família se tornará irresistível, indispensável e todos outros adjetivos que expressem sua importância e seu valor.

Valorizar

Cuide de sua família! Invista em sua família. Valorize sua família. Quatro dicas são importantes para que isso ocorra:

1 – Reserve tempo para sua família: se necessário for, coloque em sua agenda períodos especiais para sua família. Seus filhos precisam de você e não apenas de seu dinheiro e do conforto que seu trabalho podem garantir. Sua esposa ou marido precisam de você e não apenas do que você pode comprar. O tempo é importantíssimo e o que você faz durante o tempo que está com sua família também. Reserve um tempo especial para conversar, se divertir, ajudar em alguma tarefa doméstica, passear juntos, fazer o culto doméstico e se for o caso deitar debaixo de um cobertor bem quentinho em uma noite fria de inverno. Se você tiver pouco tempo, que pelo menos o tenha em qualidade!

2 – Exercite a convivência com sua família: converse, compartilhe, pergunte e abra o seu coração para com seus familiares. Aprendam a fazer coisas juntos, como uma compra de mercado ou uma tarefa da escola dos filhos. Não reuna sua família apenas para discutir um assunto ou tomar uma decisão séria. Os reúna também para a informalidade, para dar umas boas risadas ou para chorar diante de uma situação preocupante. Conviver é VIVER JUNTO. Exercite isso em família.

3 – Observe o estado de seus familiares
Preste atenção em detalhes como o silêncio, doenças constantes, indiferença, nervosismo, tristeza frequente ou outras características de quem está enfrentando alguma luta ou está vivendo algum momento especial em sua vida. Se interesse por seus familiares. Ore por eles e com eles. Demonstre preocupação e ainda que eles não queiram conversar ainda assim mostre que está interessado e quer ajudar de alguma forma.

4 – Faça sua família ser irresistível: de alguma forma mostre que sua família é importante e faça de sua família um ambiente abençoador, feliz, construtivo e tudo mais que atraia seus filhos, esposa, marido, pais e outros membros da família. Promova momentos inesquecíveis para sua família e se esforce para que a imagem que seus familiares terão sobre a família seja a melhor possível.

Nossas famílias precisam ser IRRESISTÍVEIS. E o serão, se cada um de nós encarar o cuidado necessário para mantê-la unida, firme, saudável e vivendo os valores de Jesus Cristo. Cuide de sua família! Você e eles precisam disso.

Pr. Guilherme Gimenez