“Otimismo é esperar pelo melhor. Confiança é saber lidar com o pior.”

Todo início de ano ouvimos as mesmas frases: “este ano será melhor… tudo vai dar certo… este será o melhor de todos os anos…”. São frases animadoras e que nos fazem bem. Poderíamos catalogá-las como frases otimistas que vêm de uma visão igualmente otimista da vida, esperando que aconteçam coisas boas e até melhores. Mas, e quando isso não acontece? Logo somos dominados por uma tristeza, que pode até se transformar em pessimismo, que é exatamente o pensamento de que nada de bom acontecerá. O pessimismo em geral nasce da decepção com a dura realidade de que coisas boas acontecem, mas nem sempre. E, se neste ano elas não acontecerem, como escapar do pessimismo? Sendo confiante. Essa é a única arma eficaz contra o pessimismo e uma excelente alternativa ao otimismo. 

Diferentemente do otimista, o confiante não espera sempre pelo melhor. Na grande maioria das vezes, movido por um bom senso de realidade, ele espera até pelo pior. Porém, não admite o pessimismo. Ele o combate com uma boa dose de sabedoria e entusiasmo, lidando com o pior cenário ou com a situação mais terrível. Ele não “espera” pelo melhor, mas sim faz o melhor acontecer. Ele não é um espectador inocente da realidade, mas sim um personagem ativo diante dos momentos difíceis. Por vezes seu vocabulário não é tão animador como o de um otimista, mas nunca é desanimador como do pessimista. Ele tem palavras de desafio, de enfrentamento e chega até a ser mais duro, falando coisas do tipo: “a situação está crítica, mas sigamos em frente…”.

Entre ser otimista e ser confiante, eu prefiro ser confiante. Prefiro encarar a realidade e pagar o preço para transformá-la. Prefiro a preocupação que me leva à reflexão e ação à fantasia que nutre falsas esperanças. É até possível que em algumas situações conseguiremos ser confiantes e otimistas. Estarmos tão focados na solução e tão dispostos a trabalhar que poderemos olhar para a frente e otimistamente dizer: conseguiremos passar pelos dias difíceis e o melhor está por vir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *